Mauá inicia campanha de conscientização sobre HIV/Aids e realiza testes rápidos nas unidades de saúde

Neste sábado, 02 de dezembro, a Prefeitura de Mauá deu início à campanha “Fique Sabendo”, em alusão ao mês de conscientização sobre a prevenção ao vírus HIV, Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da realização de testes e ações preventivas às doenças, algumas unidades de saúde estarão abertas em horário especial.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vila Assis, Oratório, Feital, Zaíra 2 e Itapark, além do CRS (Centro de Referência em Saúde), estarão abertos das 8h às 16h, oferecendo a realização do teste rápido de HIV e sífilis. Durante a semana, o teste também pode ser feito nas 23 UBSs, das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. Além disso, o serviço é disponibilizado em outros locais como CEMMA (Centro de Especialidades Médicas de Mauá), CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), CRS (Centro de Referência em Saúde) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) Álcool e Drogas e Adulto, com horário de atendimento das 8h às 16h.

A campanha busca reforçar a importância de conhecer o estado sorológico em relação ao HIV e outras ISTs, além de promover a prevenção e o cuidado com a saúde sexual. A iniciativa visa alcançar um maior número de pessoas para a realização dos testes, visando à detecção precoce das doenças e um tratamento adequado, caso necessário.

A conscientização sobre a prevenção ao vírus HIV, Aids e outras IST é fundamental para a promoção da saúde e a qualidade de vida da população. Por isso, a mobilização e a divulgação de informações sobre a importância da realização dos testes e cuidados preventivos fazem parte de uma estratégia eficaz para a redução do impacto dessas doenças na sociedade.

Diante disso, a Prefeitura de Mauá reforça o compromisso com a saúde pública e a promoção de ações voltadas para a prevenção e o cuidado com a população. A campanha “Fique Sabendo” representa um passo importante para a conscientização e o enfrentamento das ISTs, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais saudável e informada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo