Marcelo Melo, um dos tenistas brasileiros mais experientes, já conquistou o título do Masters 1000 de Xangai por três vezes, nos anos de 2013, 2015 e 2018. Por sua vez, Rafael Matos jamais competiu no piso rápido de Xangai, o que faz deste torneio uma oportunidade única em sua carreira. Atualmente, Melo ocupa a 40ª posição no ranking de duplas, enquanto Matos está em 43º lugar.
A participação da dupla brasileira foi confirmada de última hora. “Ele me chamou ontem. Será nossa primeira vez jogando juntos. Muito feliz com isso, é um cara que admiro bastante pela grande carreira que tem e pela pessoa que é, me dou muito bem. Estou bem feliz de jogar este torneio e ao lado dele”, comentou Matos. Melo também demonstrou empolgação com a parceria: “Vai ser bem legal jogar com o Rafa em Xangai. Sempre falávamos que uma hora íamos estar em um torneio juntos”.
Na última semana, Marcelo Melo foi eliminado nas quartas de final do Torneio de Pequim, de nível ATP 500. Ao lado do alemão Alexander Zverev, a dupla foi derrotada pelo croata Ivan Dodig e pelo americano Austin Krajicek em uma partida acirrada, com parciais de 7/6 (7/5), 4/6 e 11/9. Apesar do resultado negativo, Melo destacou a boa atuação da dupla nos match points: “Estávamos jogando muito bem”.
Já Rafael Matos vem de uma derrota no Torneio de Astana, no Cazaquistão, ao lado do português Francisco Cabral. A dupla perdeu para os holandeses Robin Haase e Botic Van de Zandschulp por 6/1 e 6/4. Agora, Matos espera se recuperar no Masters 1000 de Xangai ao lado de Melo.
O torneio chinês é considerado um dos mais importantes do circuito, reunindo os melhores tenistas do mundo. A parceria entre Marcelo Melo e Rafael Matos traz esperança para a torcida brasileira, que está ansiosa para ver como os dois jogadores se sairão juntos em quadra.