A pesquisa foi dividida em dois recortes, sendo um deles focado no clima escolar, onde foi possível observar que a sensação de acolhimento dos alunos diminui conforme avançam nas etapas de ensino. Nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, 86% dos alunos se sentem acolhidos, enquanto nas etapas finais do ensino fundamental esse número cai para 77%. A pesquisa também revelou que a sensação de acolhimento é maior entre os alunos brancos, com 84% deles se sentindo acolhidos, enquanto entre os alunos negros esse índice cai para 78%.
No segundo recorte, sobre o enfrentamento ao racismo, os resultados apontaram que 70% dos estudantes concordam que os alunos negros são respeitados nas escolas em relação ao seu fenótipo. Porém, a percepção é diferente entre alunos brancos e negros, com 8% dos primeiros discordando desse dado, enquanto entre os negros o percentual é de 13%.
A coordenadora do Observatório Fundação Itaú ressaltou a importância da formação dos professores para identificar situações de racismo e destacou que o enfrentamento a essa questão não é apenas responsabilidade dos docentes, mas sim de toda a comunidade escolar. Ações estruturais que envolvam a participação de todos os stakeholders da educação são essenciais para superar esse problema e promover um ambiente escolar mais acolhedor e diverso.
Em suma, é fundamental que as escolas implementem medidas eficazes para lidar com casos de racismo, promovendo a valorização da identidade e cultura dos alunos. Ações que envolvam arte, cultura e o ensino das relações étnico-raciais são essenciais para prevenir violências e bullyings e garantir que todos os alunos se sintam respeitados e acolhidos no ambiente escolar.