Lula destacou os indicadores positivos da economia durante o seu governo, mencionando o crescimento do PIB em 2023 e prevendo um novo avanço para o ano corrente. Para o presidente, é fundamental que se leve em consideração a circulação de dinheiro nas mãos da população, garantindo uma base sólida para o crescimento econômico.
Durante a solenidade, foram sancionadas leis que tratam da prorrogação dos prazos de conclusão de cursos e programas para estudantes e pesquisadores da educação superior, bem como da proteção do meio ambiente e da biodiversidade. Essas medidas visam garantir a atenção às mudanças do clima e prevenir riscos socioambientais, reafirmando o compromisso do governo com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
A fala de Lula ressalta a importância de se pensar não apenas em grandes números e índices econômicos, mas também em como essas políticas impactam diretamente a vida dos cidadãos e a saúde da economia como um todo. A atenção à microeconomia e às questões sociais e ambientais se torna, assim, fundamental para garantir um desenvolvimento equilibrado e inclusivo para o país.