A diretora de Vendas no Brasil da Lufthansa, Annette Taeuber, destacou a importância dessa ampliação de voos. Segundo ela, a partir de abril do próximo ano, a capacidade da companhia no Rio de Janeiro será dobrada. Além disso, a nova rota irá unir dois importantes hubs, proporcionando um maior fluxo entre Brasil e Alemanha. Vale ressaltar que a aeronave utilizada nos voos, o Boeing 787, oferece mais espaço interno, iluminação que ameniza o jetlag e janelas 30% maiores. O avião também emite 30% menos ruídos e de emissões de CO2. Os voos serão noturnos nas duas direções.
A expectativa é de um aumento no número de passageiros internacionais no Aeroporto do Galeão, que, segundo o presidente da concessionária RIOgaleão, Alexandre Monteiro, deverá se aproximar dos números pré-pandemia no próximo ano. Estima-se que o aeroporto encerre este ano com 7,5 a 7,8 milhões de passageiros nacionais e internacionais, sendo que 48% são passageiros internacionais.
Para o segundo semestre de 2023, o RIOgaleão prevê um aumento significativo nos voos domésticos e internacionais em comparação com o mesmo período de 2022. A expectativa é de um aumento de pelo menos 62% nos voos domésticos e 42% nos voos internacionais oferecidos.
Em relação ao aumento do fluxo de passageiros, é importante mencionar que no dia 10 de agosto foi assinada uma portaria que transfere os voos do Aeroporto Santos Dumont para o Aeroporto do Galeão. Essa decisão foi tomada pelo governo do estado e a prefeitura do Rio, visando aumentar a demanda do aeroporto internacional, que sofreu uma grande queda no número de voos e de passageiros durante a pandemia. Atualmente, o Galeão opera com apenas 20% de sua capacidade.
Além dessas mudanças, a prefeitura do Rio e o governo do estado planejam anunciar nas próximas semanas um grande pacote de intervenção urbana para melhorar o acesso ao Galeão. O prefeito Eduardo Paes está trabalhando em um projeto que envolve vários órgãos municipais e inclui a implementação de novos modais de transporte para facilitar o deslocamento até o aeroporto.
Com a ampliação dos voos da Lufthansa, a expectativa é de uma retomada gradual e próspera do setor de aviação no Rio de Janeiro, impulsionando o turismo e a economia local.