Destaque para a presença do livro “Fundação de Belém do Pará”, escrito por Ribeiro do Amaral, especialmente enviado para o evento. Publicada em 1916 para celebrar o tricentenário da fundação de Belém, a obra traz documentos que revelam os desafios enfrentados pelo capitão-mor Francisco Caldera de Castelo Branco em sua expedição a mando de Portugal, incluindo intrigas, disputas de poder e o objetivo de expulsar os aventureiros holandeses e franceses da costa norte do Brasil no século 17.
Além disso, outras publicações relacionadas ao estado do Pará estarão disponíveis na feira, como “Norte do Brasil: através do Amazonas, do Pará e do Maranhão”, de Vítor Godinho e Adolfo Lindenberg, e “Amazônia, patrimônio universal”, escrito por Jarbas Passarinho em 2010.
Para celebrar os 200 anos do Senado, o estande da Livraria do Senado vai destacar temas ambientais e de acessibilidade. Um debate sobre o avanço da pauta ambiental nos 200 anos do Senado Federal está programado para acontecer na quinta-feira, 22 de agosto, com a presença de especialistas na área. Além disso, os visitantes terão acesso ao Portal de Legislações Acessíveis, que disponibiliza textos de leis em Libras, áudios e arquivos para produção em braile. O espaço também vai oferecer publicações em braile, que serão doadas para instituições que atendem pessoas com deficiência visual em Belém.
Outro destaque no evento serão os lançamentos de dois livros editados pelo Senado: “Fronteiras Sangrentas: Heróis do Amapá”, de Sílvio Meira, e “O Mundo do Trabalho Colonial e a Construção da Fortaleza de São José de Macapá”, de Leonardo Raiol Junior. Os lançamentos estão marcados para os dias 23 e 24 de agosto, respectivamente.
A Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é considerada um dos eventos literários mais importantes da região Norte e promete reunir escritores, editoras e o público em geral. A programação inclui lançamentos de livros, sessões de autógrafos, rodas de conversas, saraus, encontros literários, peças teatrais infantis e contação de histórias.
Além disso, o estande do Senado contará com totens eletrônicos para que os visitantes participem de um quiz sobre a história do Brasil, em comemoração aos dez anos da coluna Arquivo S. O evento também contará com a presença do Programa Jovem Senador, que proporciona aos estudantes do ensino médio de escolas públicas a vivência da prática política parlamentar.
Portanto, a participação da Livraria do Senado na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes promete enriquecer ainda mais o evento, oferecendo uma variedade de títulos e promovendo a cultura e o conhecimento aos visitantes. A presença do Senado Federal, com seus lançamentos e debates, certamente contribuirá para tornar a feira um sucesso entre os amantes da literatura e da história.