Dentre os projetos inscritos está o de Daniela Simone Terehoff Merino, que ao lado da irmã, criou o projeto “Dona do mar ou em busca de mim”, um livro que aborda de forma literária a luta contra a ansiedade no Brasil. A protagonista é uma mulher negra que redescobre seus sonhos e busca o encontro consigo mesma. Segundo a produtora, o repasse financeiro é fundamental para que os artistas possam desenvolver suas obras com tranquilidade e para a publicação de 230 exemplares físicos, mais da metade dos quais será doada a pessoas e espaços em situação de vulnerabilidade.
Outro projeto inscrito é o de Renee Giorgio Chimati, que pretende produzir o curta metragem “A Mulher na Janela”. O filme visa explorar as nuances entre as relações interpessoais de pessoas tidas como minorias. O realizador enxerga os repasses como imprescindíveis para o fomento da cultura e destaca que tais recursos provenientes do Fundo Setorial do Audiovisual ajudam a fortalecer a indústria do entretenimento.
A música também está presente na lista de projetos contemplados. Walmir Dantas, músico contemplado pela Lei Aldir Blanc em 2021, agora busca receber o repasse da Lei Paulo Gustavo para dar continuidade ao seu projeto “Ribeirão Pires – Sua História através da Música Popular”. Com o novo recurso, ele pretende compor seis novas músicas e produzir seis novos vídeos, contando mais sobre a cidade e seus ícones, como o Festival do Chocolate.
No entanto, todos os projetos estão aguardando a aprovação do repasse e, em caso de concessão, os artistas contarão com o suporte financeiro necessário para realizar suas obras. Com o incentivo recebido, a expectativa é que a produção artística em Ribeirão Pires ganhe um novo fôlego e possa beneficiar tanto os próprios artistas, quanto o público que terá acesso a essas manifestações culturais.