Segundo Andrada, o Comitê Organizador, responsável pela organização do evento, supervisionou as construções das instalações e garante que não houve nenhum tipo de corrupção. “Os números, as compras, os gastos foram revisados e não há problemas identificados. As decisões eram tomadas em conjunto e não há indícios de irregularidades”, afirma o executivo.
No entanto, existe um processo em andamento no Brasil que investiga a candidatura do país para sediar os Jogos Olímpicos. Há a suspeita de compra de votos que garantiram a escolha do Rio de Janeiro como sede. “Essa é a principal suspeita e a única investigação de corrupção e procedimentos antiéticos. A execução dos Jogos foi limpa e estamos confiantes quanto a isso”, afirma Andrada.
Apesar de garantir a lisura da realização dos Jogos Olímpicos, Andrada ressalta que o processo de apuração jurídica continua em andamento no Brasil. As autoridades estão investigando a possível corrupção na candidatura e avaliando as evidências relacionadas à compra de votos. O resultado dessa investigação ainda não foi divulgado.
Durante toda a preparação e realização dos Jogos Olímpicos, o Comitê Organizador buscou seguir um planejamento rigoroso e assegurar que todas as decisões fossem tomadas de forma transparente. O objetivo era garantir a excelência na organização do evento, a fim de proporcionar uma experiência inesquecível para os atletas e os espectadores.
Com essas declarações do diretor de Comunicação da Rio-2016, fica claro que o Comitê Organizador reforça sua confiança na integridade dos Jogos Olímpicos e na retidão de suas ações. O processo de apuração jurídica continua em andamento, e é importante aguardar os desdobramentos dessa investigação para se obter mais informações sobre as possíveis irregularidades durante a candidatura do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.