Em entrevista, Alonso se mostrou confiante e preparado para voltar aos gramados, afirmando que estava em atividade antes da Copa América, onde esteve presente, mas não chegou a entrar em campo. Durante a preparação para a competição, o zagueiro disputou dois amistosos, contra Peru e Panamá, em junho.
Com a suspensão de Battaglia, o técnico Gabriel Milito pode optar por escalar Junior Alonso contra o Juventude, em um confronto direto na tabela. O Atlético-MG ocupa a décima posição, enquanto o time do Rio Grande do Sul está três posições atrás, com dois pontos a menos.
Ao longo de suas duas passagens pelo clube, Junior Alonso acumulou 133 partidas, com dois gols e seis assistências. Em 2021, o zagueiro foi titular e capitão em diversos jogos que resultaram nos títulos do Mineiro, do Brasileiro, da Copa do Brasil e na semifinal da Libertadores.
Vindo do Krasnodar, da Rússia, Alonso disputou 35 partidas na última temporada e contribuiu com três assistências para sua equipe. Com essa chegada, o Atlético-MG busca reforçar seu elenco visando a sequência das competições e a busca por mais títulos.






