Julian Assange, fundador do WikiLeaks, desembarca na Austrália após confissão de culpa em acordo com os Estados Unidos.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, finalmente retornou à sua terra natal na Austrália depois de uma batalha legal de 14 anos, durante a qual enfrentou privações de liberdade. Assange desembarcou em Canberra em um jato particular, onde foi recebido por uma multidão de apoiadores entusiasmados e pela sua esposa, Stella. O ativista, que viveu na embaixada do Equador no Reino Unido por sete anos para evitar extradição, hoje celebra sua liberdade após concordar em se declarar culpado por disseminação ilegal de material de segurança nacional.

Julian Assange trocou uma confissão de culpa por sua liberdade, em um acordo com os Estados Unidos que o libertou da prisão no Reino Unido. Ele foi recebido calorosamente pelo primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, que havia se empenhado pela sua libertação. O ativista se entregou a um tribunal em Saipan, onde se declarou culpado e foi condenado a cinco anos e dois meses de prisão, o mesmo tempo que passou detido no Reino Unido.

A saga de Assange com os EUA começou em 2010, quando o WikiLeaks vazou documentos confidenciais dos Estados Unidos. Um dos vazamentos mais impactantes foi o vídeo de um ataque de helicópteros Apache em Bagdá, em 2007, que resultou na morte de vários civis, incluindo funcionários da Reuters. A divulgação desses documentos causou controvérsia e levantou questões sobre a transparência e a responsabilidade governamental.

Stella Assange expressou sua felicidade com a decisão de Julian, mas também manifestou sua indignação com o tempo que ele passou preso. Ela afirmou que seu marido buscará perdão judicial e que a admissão de culpa em uma acusação de espionagem levanta preocupações sobre a liberdade de imprensa em todo o mundo.

Assange agora retorna à Austrália como um homem livre, encerrando um capítulo tumultuado de sua vida e de sua luta pela liberdade de expressão. Sua volta ao país natal é marcada por emoções mistas, mas principalmente pela esperança de um novo começo para o fundador do WikiLeaks.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo