Ao votar no início da tarde, Milei declarou que “tudo o que tinha de ser feito já foi feito” e que era hora das pessoas se expressarem, “apesar da campanha do medo”. Ele enfatizou a importância da esperança para impedir a “continuidade da decadência”.
Economista, Milei se destaca por ser um candidato antissistema em um momento de grave crise econômica na Argentina, marcada por uma inflação de 142,7% nos 12 meses terminados em outubro. Suas propostas incluem a dolarização da economia e a extinção do Banco Central argentino para combater a inflação, mas ele suavizou algumas promessas no segundo turno, assegurando que não privatizaria a saúde e as escolas públicas.
Além de suas propostas econômicas, Milei é conhecido por ser um amante de cães e, de acordo com a mídia argentina, possui vários clones de um cachorro que viveu de 2004 a 2017. Durante a campanha, ele recebeu apoio de políticos da direita tradicional, como o ex-presidente Mauricio Macri e a candidata derrotada Patricia Bullrich, atraindo principalmente os votos dos mais jovens ao se posicionar contra os políticos tradicionais, que ele chama de “a casta”.
Milei também tem sido comparado a políticos antissistema como Donald Trump e Jair Bolsonaro, definindo-se como libertário e anarcocapitalista, e defendendo ideias como a comercialização de órgãos e a livre venda de armas. Durante o segundo turno, ele chegou a criticar o Papa Francisco, a quem chamou de comunista.
Enquanto isso, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou as instituições argentinas pela condução do processo eleitoral, bem como ao povo argentino pela participação “de forma ordeira e pacífica”. Lula, mesmo antes da confirmação da vitória de Milei, desejou sorte ao próximo governo argentino, afirmando que o Brasil estará à disposição para trabalhar junto com os argentinos.
Com a eleição de Milei, a Argentina passa por uma mudança significativa em sua liderança política, e a proximidade com o Brasil pode sofrer alterações conforme as políticas do novo governo argentino sejam definidas.