Investigação da PF revela envolvimento de Bolsonaro em plano golpista durante ato em São Paulo no domingo.

A Polícia Federal está ampliando suas investigações sobre um suposto plano golpista na cúpula bolsonarista, incluindo uma fala do ex-presidente Jair Bolsonaro em um ato realizado em São Paulo no último domingo (25). Durante o discurso em defesa de seu governo, Bolsonaro mencionou uma minuta que previa um decreto de estado de defesa, o que levou os investigadores a deduzir que ele tinha conhecimento dos textos e das possíveis tentativas de evitar a posse de Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Documentos com conteúdo semelhante foram encontrados nas apurações da PF, reforçando as suspeitas de envolvimento do ex-presidente no plano golpista. O advogado de Bolsonaro, por sua vez, afirmou que a fala do ex-presidente se referia a um texto recebido por ele em 2023, quando já não ocupava o cargo.

No ato em São Paulo, Bolsonaro adotou um tom menos agressivo em comparação a discursos anteriores e evitou ataques diretos às instituições. Quem protagonizou a ofensiva mais inflamada foi o pastor Silas Malafaia, um dos organizadores do evento.

O jornalista Fábio Zanini, editor da coluna Painel da Folha, analisou as repercussões do ato no podcast Café da Manhã, destacando as falas e presenças no evento. O programa, disponível no Spotify, discutiu as possíveis consequências das declarações feitas por Bolsonaro na avenida Paulista.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, com apresentação de Magê Flores e Gustavo Simon, produção de Laila Mouallem e Carolina Moraes, e edição de som de Thomé Granemann. Para acessar conteúdos exclusivos e apoiar o jornalismo independente e de qualidade, a Folha oferece vantagens aos assinantes, como acesso a reportagens, newsletters exclusivas e alertas das principais notícias do dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo