Interior de São Paulo enfrenta crise de incêndios com quatro municípios afetados pela queimada nesta quarta-feira (25).

Quatro municípios do interior de São Paulo estão enfrentando focos de incêndio nesta quarta-feira (25), conforme informado pela Defesa Civil. As cidades atingidas são São José do Barreiro, Patrocínio Paulista, Bom Jesus dos Perdões e Santa Isabel. Em Bom Jesus dos Perdões, a Defesa Civil Municipal e brigadistas do parque estadual estão trabalhando para conter as chamas.

O estado de São Paulo registrou, em 2024, o maior número de incêndios da série histórica de monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) iniciada em 1998. De 1º de janeiro a 22 de setembro deste ano, foram contabilizadas 7.296 queimadas, superando o recorde de 7.291 focos registrados em 2010. O mês de agosto foi o mais crítico, com 3.612 incêndios, número superior à soma de todo o ano de 2023 e 2022.

O auge dos incêndios ocorreu entre os dias 22 e 24 de agosto, com 2.621 focos, sendo 1.886 detectados somente no dia 23. Naquele dia, a região metropolitana de São Paulo ficou coberta de fuligem no meio da tarde devido aos incêndios. Segundo o Inpe, 405 dos 645 municípios paulistas tiveram pelo menos um foco de incêndio no último mês. Altinópolis foi o líder, com 125 focos, seguida por São Carlos, Pitangueiras e Andradina.

A Polícia Militar Ambiental está investigando a possibilidade de ações criminosas por trás dos incêndios, e 23 pessoas foram presas e aguardam processo judicial. Algumas já foram liberadas, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública do estado. Esses números alarmantes de incêndios no estado de São Paulo têm causado preocupação e mobilização das autoridades para combater e prevenir esses desastres ambientais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo