A Anatel alertou ainda que a transmissão de radiofrequências sem autorização é considerada um crime federal. A fonte dos sinais interferentes foi identificada como sendo do centro da cidade de Guarulhos, porém, a Anatel não conseguiu localizar a origem exata do sinal antes que ele deixasse de ser detectado. A agência permanece em alerta na região, pronta para atuar caso o sinal interferente retorne.
A concessionária responsável pelo aeroporto, Gru Airport, explicou que a intermitência no sistema de navegação GNSS resultou em atrasos pontuais nas decolagens, impactando as operações das companhias aéreas Gol, Latam e Azul. A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), afirmou que a instabilidade na recepção do sinal de GPS pelas aeronaves afetou a capacidade dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite.
Apesar dos contratempos, a FAB garantiu que as operações aéreas na região estão normalizadas no momento e que as causas do problema estão sendo investigadas pela concessionária do aeroporto com apoio do Decea. Uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo foi acionada para realizar a inspeção de radiomonitoragem nas proximidades do aeródromo, com o objetivo de esclarecer as origens da interferência. A situação segue sendo monitorada pelas autoridades competentes para garantir a segurança e eficiência das operações aéreas em Guarulhos.