Repórter São Paulo – SP – Brasil

Inscrições para o Enem 2024 serão realizadas entre maio e junho; confira o cronograma completo.

Edição do Enem 2024 terá datas definidas e inscrições entre maio e junho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou as datas para a edição de 2024. O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, em dois domingos consecutivos. Na última edição, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram, e 2,7 milhões de candidatos realizaram as provas.

As inscrições para o Enem 2024 deverão ser feitas entre os dias 27 de maio e 7 de junho, na Página do Participante. A taxa de inscrição permanece no valor de R$ 85 e poderá ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito ou poupança. O prazo para pagamento da taxa vai até o dia 12 de junho.

Uma novidade divulgada foi a questão do nome social. O participante que deseja ter seu nome social utilizado no exame não precisará enviar documentos comprobatórios durante a inscrição. O tratamento adequado será realizado automaticamente de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal.

O cronograma do Enem 2024 inclui a divulgação do gabarito no dia 20 de novembro e o resultado final em 13 de janeiro de 2025. Além disso, foram estabelecidos prazos para solicitação de atendimento especializado, recurso e divulgação dos resultados.

No primeiro dia de provas, os participantes responderão questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e redigirão a redação. Já no segundo dia, serão avaliadas as áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Foi informado que haverá a possibilidade de reaplicação do exame nos dias 10 e 11 de dezembro para participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Inep.

O Enem é uma importante porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção. Além disso, os resultados do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos em Portugal, de acordo com convênio firmado entre o Inep e instituições de ensino no país europeu.

O Enem 2024 contará ainda com um edital próprio para adultos submetidos à pena privativa de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade. Mais informações sobre o exame podem ser acessadas no site oficial do Enem.

Exit mobile version