Para os alunos de outras redes públicas, a inscrição deve ser realizada no portal da Vunesp, que é a instituição responsável pela aplicação da prova. Vale ressaltar que a oportunidade é exclusiva para estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas que não estão sob a administração da Seduc-SP, do Centro Paula Souza e dos municípios paulistas que aderirem ao Provão.
Os estudantes da rede estadual e das escolas de ensino médio da USP, Unesp e Unicamp terão suas inscrições feitas automaticamente. Já os alunos do Centro Paula Souza e das redes municipais paulistas poderão ter suas inscrições automáticas mediante manifestação de interesse e adesão à avaliação por parte da rede de ensino. Para os estudantes de escolas municipais de cidades que não aderirem à prova, a inscrição deve ser feita no portal da Vunesp.
Uma novidade para a edição deste ano é que os alunos de outras redes públicas do país poderão optar por fazer a prova em um dos cinco pólos definidos pela Seduc-SP, que estão localizados na capital paulista, Araçatuba, Campinas, Itapetininga e Ribeirão Preto. No ano passado, a prova para esses alunos era aplicada apenas na capital.
A realização do Provão Paulista 2024 está marcada para os dias 30 e 31 de outubro para os estudantes da 3ª série do ensino médio e para os dias 11 e 12 de novembro para os alunos das 1ª e 2ª séries. A participação no exame permite aos alunos começarem a traçar seu caminho rumo à universidade desde cedo, sendo contabilizada a cada ano para os processos seletivos nas instituições de ensino superior parceiras. Ao todo, são mais de 15 mil vagas em instituições renomadas como USP, Unesp, Unicamp, Univesp e Fatecs.
Os interessados em participar do Provão Paulista Seriado deste ano devem ficar atentos ao edital publicado pela Secretaria da Educação, que está disponível para consulta no site oficial da instituição.