Considerada uma das principais iniciativas de apoio ao cinema independente no Brasil, a Mostra Sesc irá divulgar em setembro as obras selecionadas, que terão a oportunidade de serem exibidas por todo o país. Além disso, a mostra irá conceder prêmios no valor total de até R$ 280 mil em licenciamentos.
Participantes de diversos estados brasileiros como Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, e outros, podem se inscrever. As obras inscritas passarão por avaliações de comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados.
A diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio, Janaina Cunha, destacou a importância do evento para fortalecer e dar visibilidade ao audiovisual brasileiro. No ano passado, mais de 1.500 produções foram recebidas, o que demonstra a relevância do projeto.
“A Mostra Sesc de Cinema é uma iniciativa fundamental para valorizar a produção cinematográfica nacional e ampliar o acesso da população a filmes que refletem a diversidade contemporânea. O Sesc cumpre assim sua missão de democratizar o acesso ao cinema e proporcionar aos artistas e cineastas brasileiros a oportunidade de apresentar seus trabalhos ao grande público”, ressaltou a instituição em nota oficial.
Os 24 filmes selecionados farão parte do Panorama Nacional, enquanto 10 produções voltadas ao público infantojuvenil serão incluídas no Panorama Infantojuvenil. As obras serão exibidas durante o evento de premiação em novembro, que ocorrerá em Belém. Os filmes selecionados serão apresentados nos respectivos estados participantes, com exceção da Região Norte, que terá seu próprio Panorama Regional.
Com a Mostra Sesc de Cinema, o público terá a oportunidade de vivenciar a diversidade e a riqueza do cinema nacional, demonstrando a importância do evento para o cenário cultural brasileiro.