O Revalida é um exame obrigatório para os médicos formados no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil. No último mês, o Inep divulgou a nota de corte para esta edição, que é de 86,659 na primeira etapa, de um total de 150 pontos possíveis.
Os participantes desta edição do Revalida devem enviar a documentação comprobatória de conclusão do curso de Medicina entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. O resultado final da primeira etapa será divulgado em 25 de outubro.
Além disso, encerra-se também nesta terça-feira o prazo para recursos contra o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) da segunda etapa do Revalida 2024.1. Nesta etapa, os candidatos podem questionar apenas o gabarito da prova, sem a revisão de desempenhos individuais.
O Revalida é composto por duas etapas, teórica e prática, abordando as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade. O objetivo é avaliar as habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional em conformidade com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Portanto, a divulgação do cartão de confirmação e a proximidade da prova são momentos importantes para os candidatos do Revalida 2024.2, que buscam validar seus diplomas e exercer a medicina no Brasil.