De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública, policiais militares foram acionados por especialistas em escalada que perceberam a ausência do homem que havia subido a pedra durante a tarde e não havia retornado. Após descerem até o local, os policiais encontraram o corpo da vítima já sem vida em uma área de difícil acesso. O Corpo de Bombeiros e a perícia foram chamados para a ocorrência.
Até o momento, a vítima ainda não foi identificada e o resgate do corpo da região íngreme onde ocorreu o acidente não havia sido concluído. O caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia de Campos do Jordão.
São Bento do Sapucaí é conhecido como um dos principais destinos de aventura do país, abrigando o Complexo do Baú, que inclui a imponente Pedra do Baú, com 1.950 metros de altitude, e outras atrações para escalada esportiva, trilhas e voo livre. A Trilha do Baú, onde ocorreu o acidente, é considerada de alto grau de dificuldade por praticantes do esporte.
A morte do escalador serve como um alerta para a importância da prática segura das atividades de aventura, respeitando os limites individuais e tomando os devidos cuidados para evitar acidentes como esse.