Diante desse desafio, a Prefeitura de Joinville, em Santa Catarina, decidiu adotar Guaíba para auxiliar nesse momento difícil. A iniciativa foi oficializada no dia 14 de maio e a primeira ação será o envio de uma missão precursora para identificar as necessidades do município gaúcho.
Outro exemplo de solidariedade vem de Chapecó, que adotou Arroio do Meio, localizada no Vale do Taquari, também afetada pela enchente. Um comboio com equipamentos e voluntários sairá de Santa Catarina em direção ao município gaúcho para auxiliar na reconstrução de estradas, limpeza de ruas e cerca de 300 casas, além de oferecer serviços de assistência social e saúde.
Além disso, cidades como Blumenau, Araquari, Jaraguá do Sul e Concórdia, todas em Santa Catarina, adotaram municípios gaúchos afetados pelas enchentes e estão oferecendo ajuda por meio do envio de recursos, equipamentos e equipes de apoio. A solidariedade entre os municípios demonstra a importância da união e da colaboração em momentos de catástrofe.
De acordo com dados do IBGE e da UFRGS, a inundação histórica provocada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul atingiu mais de 300 mil residências e 801 estabelecimentos de saúde em 123 cidades. O número de mortos já chega a 151, com 104 desaparecidos, e milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas em todo o estado.
A situação de calamidade pública exige a solidariedade e a mobilização de todos os cidadãos e autoridades para a reconstrução e recuperação das cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A união dos municípios e o apoio mútuo serão fundamentais para superar os desafios e ajudar as comunidades a se reerguerem após essa tragédia.