O Centro Integrado de Monitoramento funciona 24 horas por dia e está sob a responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM). Durante a visita, as moradoras foram recebidas pela GCM Adriana, coordenadora da equipe de plantão.
Para a maioria das moradoras, essa foi a primeira visita à sala de videomonitoramento da Prefeitura. Maria Alice e Terezinha Alves, uma das visitantes, avaliaram a experiência como “surpreendente e informativa”.
Durante a visita, a GCM Adriana esclareceu que os totens instalados na cidade têm a finalidade de vigilância e não de multar veículos no trânsito. Segundo ela, as câmeras já registraram acidentes e contribuíram para a melhoria do trânsito em alguns locais da cidade.
Maria Alice, uma residente de 15 anos na cidade, destacou a importância da visita para conhecer os investimentos da Prefeitura na área da segurança e se tornar uma multiplicadora dessas informações para a comunidade.
A Secretária do Conseg Diadema Centro, Cristina, destacou que o órgão promove visitas mensais ao Centro Integrado de Monitoramento da GCM, visando discutir e promover melhorias na segurança pública da cidade.
As visitas mensais são organizadas em parceria com a Fundação Florestan Fernandes, que cede uma van para transporte do grupo. Além disso, o sistema de totens adquirido pela Prefeitura de Diadema foi implantado pela empresa Helper Tecnologia e tem despertado o interesse de outras cidades, como Cotia, São Vicente e até mesmo representantes da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.
A população interessada em conhecer o Centro Integrado de Monitoramento de Diadema pode agendar visitas previamente pelo telefone 4044-0230 durante o horário comercial.
As reuniões do Conseg Diadema Centro acontecem na segunda terça-feira de cada mês, às 19 horas, na Câmara Municipal. Em fevereiro, haverá uma mudança na data devido ao Carnaval, e o encontro está previsto para o dia 20.






