De acordo com o INSS, mais de 100 serviços podem ser agendados através do site Meu INSS, da plataforma mobile Meu INSS ou pela central telefônica de atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Além disso, o instituto orienta os cidadãos que necessitarem de atendimento pericial para o auxílio-doença a utilizarem o serviço Atesmed, que permite a avaliação remota de documentos e agiliza o processo, evitando a necessidade de perícia presencial.
Para os casos de perícia médica já agendada, é possível solicitar a conversão para o Atestmed. Caso contrário, é recomendado reagendar o atendimento através do 135 ou Meu INSS. A paralisação dos servidores do INSS teve início na terça-feira (16) e não tem prazo para acabar.
As reivindicações dos servidores incluem a recomposição de perdas salariais, a reestruturação da carreira do Seguro Social como típica de Estado, o cumprimento do acordo de greve de 2022, a exigência de nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social, entre outras demandas que visam melhorias nas condições de trabalho e reconhecimento da importância da categoria.
Um novo balanço sobre o impacto da greve será divulgado ainda hoje. A situação continua sendo monitorada de perto pelas autoridades competentes para garantir que os serviços essenciais prestados pelo INSS não sejam comprometidos.