O pedido para a realização da audiência foi feito pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da comissão. Ele ressaltou a importância essencial das hidrovias no escoamento de cargas e no desenvolvimento econômico. Confúcio destacou que essas vias de transporte oferecem uma alternativa econômica, sustentável e eficiente, que contribui para a competitividade e integração dos mercados nacionais e internacionais.
Segundo o senador, investimentos privados por meio de concessões podem transformar as hidrovias em infraestruturas logísticas mais modernas e eficientes, impulsionando o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade dos serviços e promovendo a sustentabilidade ambiental.
A hidrovia do Rio Madeira é de extrema importância para a Região Norte do Brasil, sendo crucial para o transporte de grãos, como soja, milho e açúcar produzidos em Mato Grosso. Após percorrer 800 km na BR-364, esses produtos chegam a Porto Velho (RO).
A navegação de comboios com até 18 mil toneladas ocorre mesmo durante a estiagem, com uma largura variando entre 440 metros e 9.900 metros, e profundidade de até 13 metros. Formada pelo Rio Mamoré, nascido na Serra de Cochabamba, na Bolívia, e pelo rio Guaporé, a hidrovia atravessa onze municípios, sendo oito no Amazonas e três em Rondônia.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a hidrovia do Madeira possui 1.060 km navegáveis, entre Porto Velho e a foz em Itacoatiara (AM), com cerca de 180 km em Rondônia e 876 km no Amazonas.
A audiência pública promovida pela Comissão de Infraestrutura será uma oportunidade para debater os planos de leilão das hidrovias brasileiras e sua relevância para o desenvolvimento econômico do país.