Governo federal planeja leilão da hidrovia do Rio Madeira, uma das principais do Corredor Logístico Norte, com audiência pública marcada.

O governo federal está tomando medidas para realizar os leilões das principais hidrovias brasileiras, com destaque para a do Rio Madeira, integrante do Corredor Logístico Norte. Para discutir essa iniciativa, a Comissão de Infraestrutura (CI) promoverá uma audiência pública no próximo dia 10, a partir das 9h. O convite foi estendido ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, aguardando confirmação de presença.

O pedido para a realização da audiência foi feito pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da comissão. Ele ressaltou a importância essencial das hidrovias no escoamento de cargas e no desenvolvimento econômico. Confúcio destacou que essas vias de transporte oferecem uma alternativa econômica, sustentável e eficiente, que contribui para a competitividade e integração dos mercados nacionais e internacionais.

Segundo o senador, investimentos privados por meio de concessões podem transformar as hidrovias em infraestruturas logísticas mais modernas e eficientes, impulsionando o desenvolvimento econômico, melhorando a qualidade dos serviços e promovendo a sustentabilidade ambiental.

A hidrovia do Rio Madeira é de extrema importância para a Região Norte do Brasil, sendo crucial para o transporte de grãos, como soja, milho e açúcar produzidos em Mato Grosso. Após percorrer 800 km na BR-364, esses produtos chegam a Porto Velho (RO).

A navegação de comboios com até 18 mil toneladas ocorre mesmo durante a estiagem, com uma largura variando entre 440 metros e 9.900 metros, e profundidade de até 13 metros. Formada pelo Rio Mamoré, nascido na Serra de Cochabamba, na Bolívia, e pelo rio Guaporé, a hidrovia atravessa onze municípios, sendo oito no Amazonas e três em Rondônia.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a hidrovia do Madeira possui 1.060 km navegáveis, entre Porto Velho e a foz em Itacoatiara (AM), com cerca de 180 km em Rondônia e 876 km no Amazonas.

A audiência pública promovida pela Comissão de Infraestrutura será uma oportunidade para debater os planos de leilão das hidrovias brasileiras e sua relevância para o desenvolvimento econômico do país.

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