A iniciativa, promovida pela Defesa Civil do Estado e pela Sabesp em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, é uma resposta à onda de calor que atinge o país.
De acordo com o Centro Gerenciamento de Emergências (CGE), a previsão é de que a cidade de São Paulo atinja uma temperatura máxima de 37°C nos próximos dias, sendo essa a mais alta do ano até o momento. Além disso, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30%, o que pode causar prejuízos à saúde.
Com isso, equipes da Defesa Civil percorrerão diferentes pontos da capital, onde há maior circulação de pessoas, distribuindo água potável entre 11h e 15h, período em que a combinação entre o calor excessivo e a baixa umidade do ar pode causar mais problemas e exigir mais hidratação.
Nesta quarta-feira, a ação aconteceu na Praça da Sé e no Teatro Municipal, onde além da distribuição de água em copos descartáveis, também foram disponibilizados bebedouros com água potável. A população foi orientada sobre a importância de se manter hidratada, evitar exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidificar ambientes fechados.
A onda de calor é resultado de uma grande massa de ar quente que atua na região Sudeste e a previsão é de que o calor intenso se mantenha pelo menos até o próximo domingo.
Além da capital, os sistemas locais de Defesa Civil das demais regiões do estado poderão ser acionados para iniciativas similares.
A ação em São Paulo faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelas autoridades para minimizar os impactos da onda de calor, garantindo o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade. A distribuição de água é essencial nesse momento, pois ajuda a evitar a desidratação e os problemas de saúde relacionados ao calor extremo.