Repórter São Paulo – SP – Brasil

Governo de São Paulo prorroga programa CreativeSP e investe R$ 33 milhões para levar empresas paulistas aos principais eventos de economia criativa no mundo.

O Governo de São Paulo prorrogou por mais cinco anos o programa CreativeSP, que tem como objetivo levar empresas paulistas para os principais eventos de economia criativa do mundo. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o programa contará com um investimento de R$ 33 milhões. A expectativa é de um retorno 60 vezes maior e a geração de R$ 2 bilhões em negócios no setor cultural paulista.

O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Além disso, o programa promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento. Essa iniciativa não apenas gera negócios, mas também busca promover São Paulo no cenário internacional, incentivar a troca de conhecimentos e atrair investimento estrangeiro para o Estado.

No total, 118 empresas já participaram das 14 missões realizadas pelo programa, entre elas eventos renomados como SXSW nos Estados Unidos, Festival de Cinema de Cannes na França, Feira do Livro de Frankfurt na Alemanha e Web Summit em Portugal. A expectativa é que, em médio prazo, essas empresas invistam R$ 636 milhões no setor cultural paulista, gerando 9,6 mil empregos.

A secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, destaca a importância do programa para a expansão dos negócios das empresas participantes e para o reconhecimento do trabalho exercido dentro e fora do Brasil. Segundo ela, as missões realizadas até o momento foram um sucesso, e a expectativa é que as próximas também sejam.

Além da geração de emprego e renda, o setor de economia criativa é um dos que mais promovem a inovação no país. Por isso, a InvestSP tem se empenhado em oferecer todo o conhecimento e suporte necessário para atração de investimentos, promoção do Estado e internacionalização das empresas. O presidente da InvestSP, Rui Gomes, ressalta a importância desse setor para a economia e o esforço da agência em impulsioná-lo.

Para 2023, estão programadas mais quatro missões do CreativeSP. Em outubro, serão levadas 10 empresas para a Feira do Livro de Frankfurt na Alemanha e para o Womex, evento da indústria musical realizado na Espanha. Já em novembro, o destino será a Web Summit em Portugal e o Ventana Sur, evento do setor audiovisual que acontece na Argentina.

Para 2024, inicialmente estão previstas oito missões, incluindo eventos como SXSW nos Estados Unidos, Games Developer Conference nos Estados Unidos, Berlinale na Alemanha, Festival de Cannes na França, Gamescom na Alemanha, Feira do Livro de Frankfurt na Alemanha, Web Summit em Portugal e Semana de Design de Milão na Itália. As regras e as datas de inscrição serão divulgadas em breve no site da InvestSP.

Exit mobile version