A Linha 6-Laranja é considerada a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina. Ela contará com 15 estações ao longo de 15,3 km de extensão e está prevista para transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
Esse projeto tem como objetivo principal reduzir o tempo de deslocamento entre a Zona Norte e o Centro de São Paulo. Atualmente, o tempo médio de trajeto é de 1h30, mas com a conclusão da linha, espera-se que esse tempo seja reduzido para apenas 23 minutos. Além disso, a linha também irá atender as regiões de Brasilândia, Freguesia do Ó, Lapa, Pompéia, Pacaembu, Higienópolis, Consolação e São Joaquim.
O financiamento realizado pelo BNDES teve a participação da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) e da Secretaria de Parcerias em Investimentos. A Sefaz-SP tem um pipeline para aprovação de operações de crédito no valor de aproximadamente R$ 10 bilhões para este ano e para o próximo, considerando os investimentos previstos pelo governo estadual.
A Linha 6-Laranja é uma importante obra para a cidade de São Paulo, uma vez que irá melhorar significativamente a mobilidade urbana e facilitar o deslocamento dos moradores da região. Além disso, a construção da linha também gera empregos e movimenta a economia, contribuindo para o desenvolvimento do estado.
Com a assinatura desse novo contrato de financiamento, a expectativa é que as obras da Linha 6-Laranja avancem ainda mais e que a conclusão do projeto aconteça dentro do prazo estabelecido. A população aguarda ansiosamente por essa nova opção de transporte público, que trará mais agilidade e conforto para o dia a dia dos paulistanos.