Governador do Pará afirma que estado não destinará recursos públicos para desfile da Grande Rio em 2025 com tema da Amazônia.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que o estado não irá destinar recursos públicos para o desfile da escola de samba Grande Rio em 2025, que terá o Pará e a Amazônia como temas centrais. Em entrevista ao UOL, Barbalho explicou que a agremiação buscará recursos através de incentivos fiscais, e que não haverá aporte de recursos públicos para o evento.

“Não haverá aporte de recursos públicos, o que haverá na verdade é a Grande Rio articulando dentro da política de incentivos fiscais voltados à Cultura [para captar verbas],” afirmou o governador. Ele ainda expressou o desejo de que a Amazônia seja o centro de tudo que será apresentado na Sapucaí. “Nosso desejo é que eles possam apresentar o estado do Pará, a Amazônia, a floresta e a COP-30 a partir de 2025, que é um ano de o mundo poder se voltar à Amazônia para discutir a agenda climática”.

No entanto, mesmo sem a destinação de recursos públicos, o governador demonstrou apoio ao tema escolhido pela escola de samba, ressaltando a importância de trazer a Amazônia para o centro das atenções. A decisão de não investir dinheiro do estado no desfile da Grande Rio reflete a busca por alternativas de financiamento para eventos culturais, especialmente em um momento em que a situação financeira dos estados brasileiros ainda é delicada.

A escolha do Pará e da Amazônia como temas do desfile também reforça a relevância e a preocupação em relação à preservação e promoção da região amazônica, que tem sido alvo de intensos debates e discussões, principalmente no que diz respeito à sua importância ambiental e impacto nas mudanças climáticas globais.

Desta forma, a decisão do governador Helder Barbalho de não destinar recursos públicos para o desfile da Grande Rio em 2025, e a busca por financiamento através de incentivos fiscais, evidencia a importância de novas estratégias e alternativas de financiamento para eventos culturais, ao mesmo tempo que ressalta a relevância da Amazônia como tema central de discussões e debates globais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo