Repórter São Paulo – SP – Brasil

Governador de São Paulo lança campanha de multivacinação para elevar cobertura vacinal em todos os municípios.

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lançou neste sábado (30) a campanha de multivacinação com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal em todos os 645 municípios paulistas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, um levantamento apontou que todas as vacinas do calendário apresentaram crescimento da cobertura nos primeiros três meses de 2023.

O evento de lançamento da campanha ocorreu em uma escola estadual na zona oeste da capital e contou com a presença dos secretários de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, e da Educação, Renato Feder, além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Na ocasião, o governador ressaltou a importância da vacinação para a saúde e a realização de sonhos, garantindo a prevenção de doenças e a proteção da população.

Durante o período de 30 de setembro a 31 de outubro, a campanha vai fazer uma verificação das carteiras de vacinação das crianças e adolescentes de até 15 anos, a fim de identificar quais imunizações estão atrasadas ou necessitam de reforço. Desde 2016, a cobertura vacinal em São Paulo tem ficado abaixo dos níveis ideais, porém, desde o início deste ano, houve um aumento significativo devido às campanhas promovidas pelo governo estadual após a pandemia.

A campanha de multivacinação oferecerá vacinas contra poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente, varicela, HPV, BCG e covid-19. É importante ressaltar que o nível de cobertura considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 90%. Algumas vacinas, como as de poliomielite e sarampo, que tinham cobertura abaixo de 80% em 2021, alcançaram neste ano os índices de 85,9% e 89,9%, respectivamente.

Além dos postos de saúde, a imunização também será oferecida em escolas, locais com grande circulação de pessoas e áreas rurais, conforme as estratégias traçadas pelas prefeituras de cada cidade. Segundo o secretário da Educação, essa parceria é fundamental para garantir a vacinação de todas as crianças.

O governo paulista recebeu uma homenagem da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) pelo sucesso da campanha Vacina 100 Dúvidas, que ampliou a cobertura vacinal. O site Vacina 100 Dúvidas reúne as perguntas mais frequentes sobre vacinas e oferece informações claras para combater informações falsas e garantir a proteção da população.

O lançamento da campanha de multivacinação em São Paulo é uma iniciativa importante para aumentar a cobertura vacinal e prevenir doenças. Com a oferta das vacinas em diversos locais e o esclarecimento de dúvidas por meio do Vacina 100 Dúvidas, espera-se alcançar ainda mais pessoas e garantir a saúde de toda a população paulista.

Exit mobile version