Os sites fraudulentos são uma cópia do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, canal oficial do governo para as inscrições no Prouni. Neles, os golpistas solicitam que os usuários informem seus dados pessoais e, em seguida, geram boletos com valores entre R$ 80 e R$ 100, além de exibir mensagens de ameaça aos candidatos.
Diante desta situação preocupante, o Ministério da Educação (MEC) e a Polícia Federal foram acionados e já estão em busca de soluções para resolver esse problema que afeta os estudantes que buscam participar do programa.
É importante ressaltar que o Prouni não cobra taxa de inscrição e os interessados têm até a próxima sexta-feira (26) para se cadastrarem. Nesta edição do programa, serão ofertadas 243.850 bolsas de estudo em diversas instituições de ensino privadas em todo o país, sendo que somente no estado de São Paulo são oferecidas 44.631 bolsas em 258 cursos de 177 instituições.
O processo seletivo para o segundo semestre de 2024 do Prouni contará com duas chamadas, sendo que os resultados com a lista dos pré-selecionados estarão disponíveis em 31 de julho e a segunda chamada em 20 de agosto. Após a pré-seleção, os candidatos terão que comprovar as informações prestadas durante a inscrição dentro dos prazos estabelecidos para cada chamada.
O Prouni é um programa federal que tem como objetivo conceder bolsas de estudo a estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Neste ano, o MEC decidiu ampliar o número de vagas para cursos de graduação em direito e medicina, visando atender ainda mais estudantes em situação de vulnerabilidade social.