O Boeing 737-800 personalizado apresenta uma fuselagem decorada com elementos característicos do Rio Grande do Sul, como paisagens de araucárias, o tradicional chimarrão e o vinho gaúcho, além de uma imagem da Ruína dos Sete Povos. A Gol pretende marcar esse retorno especial com uma homenagem à cultura local.
A reabertura parcial do aeroporto de Porto Alegre está programada para o dia 21 de outubro, com 70% das operações previstas. A concessionária Fraport Brasil, responsável pela administração do local, informou que as atividades serão retomadas em uma pista reduzida de 1.730 metros, permitindo até 128 pousos e decolagens diários das 8h às 22h.
Além da Gol, outras companhias como Latam e Azul já estão vendendo passagens para o aeroporto gaúcho, com previsão de retorno das rotas para cidades como Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo. Para dezembro, está prevista a entrega da pista em sua extensão completa, de 3.200 metros, para retomada dos voos internacionais.
Nesta semana, um avião laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo da Força Aérea Brasileira esteve realizando voos de verificação dos equipamentos de navegação que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem. Essa atividade faz parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista, que foi reconstruída após as inundações.
Com o retorno das operações no aeroporto Salgado Filho, a expectativa é que a aviação comercial retome sua normalidade na região, trazendo benefícios tanto para os passageiros quanto para as empresas aéreas que operam naquele destino. A homenagem da Gol com o avião temático certamente marcará esse momento de recomeço.
