De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima prevista para hoje é de 18°C, com previsão de chuvas. No entanto, a quarta-feira promete um leve aquecimento, com os termômetros alcançando os 22°C. Essa tendência de aumento de temperatura se mantém na quinta-feira, chegando a 24°C, e na sexta-feira, com máxima de 26°C.
Para o final de semana, a empresa Climatempo prevê novas quedas, com máximas de 22°C no sábado e 16°C no domingo. Essas mudanças repentinas são resultado da passagem de frentes frias próximas ao litoral de São Paulo ao longo da semana, trazendo chuvas e abrindo espaço para a chegada de ar frio.
O meteorologista Thomaz Garcia, do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, aponta que haverá possibilidade de chuviscos e garoa na capital, com maior probabilidade na zona sul. A gangorra de temperatura será causada pela atuação de frentes frias com diferentes intensidades, o que resultará em oscilações ao longo dos próximos dias.
A partir de quarta-feira, o tempo esquentará devido à presença de ar seco e quente sobre o centro do país. Uma nova frente fria se aproximará na quinta, mas não terá força suficiente para interromper o aumento do calor. É no final de semana que uma frente fria mais robusta conseguirá baixar os termômetros, trazendo uma sensação de frio intenso, especialmente no domingo e na próxima segunda-feira.
Segundo Garcia, a mudança no tempo será duradoura e, além da queda de temperatura, pode haver chuvas mais significativas em São Paulo nos próximos dias. É importante que os paulistanos estejam preparados para essas variações climáticas e se protejam adequadamente contra as mudanças bruscas no clima.
