Repórter São Paulo – SP – Brasil

Frente fria provoca chuvas intensas e fortes rajadas de vento em São Paulo, alerta Defesa Civil.

A previsão do tempo para a região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira (10) é de pancadas de chuva de média a forte intensidade, devido à passagem de uma frente fria. De acordo com a Defesa Civil paulista, essa instabilidade climática deve persistir até sábado (12), com possibilidade de chuvas intensas e fortes rajadas de vento em todo o estado.

As estimativas de acumulado de chuva variam de acordo com as regiões, com previsões que chegam a até 100 mm na Serra da Mantiqueira, no litoral norte e nas áreas de Presidente Prudente e Araçatuba. Na Grande São Paulo e na Baixada Santista, a previsão é de acumulado de chuva em torno de 80 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestades em algumas regiões do estado, com destaque para o norte, noroeste e extremo sul de São Paulo. Há a possibilidade de ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. As regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e São Carlos estão sob alerta amarelo do órgão federal.

A região de São José do Rio Preto, que foi afetada por queimadas recentemente, pode ter a situação amenizada com as previsões de pancadas de chuva. A capital paulista terá temperaturas oscilando entre 17°C e 24°C nesta quinta-feira, com a chegada de uma nova frente fria prevista para sexta-feira, podendo causar chuvas fortes e alagamentos.

Segundo a Defesa Civil paulista, as mudanças climáticas têm contribuído para eventos climáticos extremos e a população deve ficar atenta e evitar áreas arborizadas durante tempestades, devido ao risco de quedas de árvores, além de não enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas. A temperatura no fim de semana deve cair, não ultrapassando os 21°C no domingo, de acordo com o Inmet.

Exit mobile version