Focos de incêndio atingem oito municípios do interior de São Paulo e causam morte de brigadista em Corumbataí

Nesta quinta-feira (26), a Defesa Civil do estado de São Paulo informou que oito municípios do interior paulista estão enfrentando focos de incêndio. As cidades afetadas são São José do Barreiro, Bananal, Santa Isabel, Bom Jesus dos Perdões, Corumbataí, Patrocínio Paulista, Morro Agudo e Neves Paulista. Para combater as chamas, cinco aeronaves estão sendo utilizadas.

Um dos incidentes mais graves ocorreu em Corumbataí, onde um incêndio de grandes proporções teve início na tarde de quarta-feira (25), próximo ao limite com o município de Ipeúna. De acordo com a Defesa Civil, as chamas atingiram áreas de pastagem e Área de Preservação Permanente (APP), mas ainda não foi possível mensurar a extensão total da área consumida.

Durante as operações de combate ao incêndio, as chamas cercaram um caminhão-pipa utilizado por dois brigadistas de uma usina local. Enquanto um dos brigadistas conseguiu escapar e foi socorrido, o outro não conseguiu deixar o local a tempo, vindo a falecer carbonizado ao lado do veículo, que foi consumido pelas chamas. Equipes da Defesa Civil de Corumbataí e de Rio Claro, juntamente com brigadistas de usinas vizinhas, estão atuando nas operações de combate ao fogo.

A preocupação com os incêndios é ainda maior devido à persistência de dias quentes e secos até pelo menos meados de novembro. Segundo a Defesa Civil, São Paulo e grande parte do território paulista estão em situação de emergência para incêndios, incluindo a capital, devido às condições climáticas desfavoráveis. A previsão é de mais calor e menos chuva do que a média para os próximos dias, o que torna a situação ainda mais crítica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo