Fluminense conquista a Libertadores e busca título mundial no próximo desafio

O Fluminense, agora campeão da América, poderá tentar conquistar o título de campeão mundial. A vitória na Libertadores, obtida neste sábado, coloca o time tricolor na disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que acontecerá em dezembro. Além do Fluminense, outros campeões de ligas continentais também participarão do torneio em Jidá, na Arábia Saudita.

Entre os classificados estão Urawa Red Diamonds (Japão), Al Ahly (Egito), León (México), Auckland City (Nova Zelândia), Manchester City (Inglaterra), Al Ittihad (Arábia Saudita) e Fluminense. O time carioca já garantiu vaga na semifinal e enfrentará o vencedor do confronto entre Al Ahly e o vencedor da primeira rodada, entre Al Ittihad e Auckland City. Se passar por essa etapa, poderá enfrentar o Manchester City, treinado por Pep Guardiola, na final.

Esta será a décima participação de um clube brasileiro no Mundial e o Fluminense já está garantido também em 2025, quando será disputado um novo formato com 32 times, nos Estados Unidos. Palmeiras, campeão da Libertadores e vice-campeão do Mundial em 2021, e Flamengo, campeão da Libertadores e terceiro colocado no Mundial em 2022, também já estão classificados. O formato de 2024 ainda não foi decidido.

Além da Copa do Mundo de Clubes, o Fluminense terá a chance de uma revanche contra a LDU de Quito. Os campeões da Copa Sul-Americana, também coroados na semana passada, serão os adversários do Fluminense na Recopa Sul-Americana. Em 2008, os dois times disputaram a final da Libertadores, com os equatorianos saindo vitoriosos.

Em 2024, o clube de Laranjeiras pode ter mais um torneio internacional em sua agenda. A Conmebol está estudando a criação de uma nova competição, em conjunto com a Concacaf, que reuniria os vencedores de torneios das duas regiões. Caso seja concretizado, o Fluminense poderia enfrentar o Inter Miami, de Lionel Messi, campeão da Leagues Cup.

Além disso, a vitória na Libertadores também garante ao Fluminense a participação na próxima edição do torneio sul-americano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo