Filhote de baleia Jubarte é encontrado morto na Praia do Recreio dos Bandeirantes com rede de pesca na cauda

Na manhã desta quinta-feira (8), a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) fez uma triste descoberta na Praia do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Um filhote de baleia Jubarte foi encontrado morto, com parte de uma rede de pesca enrolada em sua cauda. A cena impressionante mobilizou equipes do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio (UERJ) e do Projeto de Monitoramento de Praias do governo federal.

O animal, que media cerca de 7,4 metros e pesava aproximadamente 15 toneladas, precisou ser removido da praia. Para isso, dez garis foram mobilizados, juntamente com uma pá carregadeira, três tratores de praia e um trator esteira. Além disso, um guindaste cedido pela Rio Águas também foi utilizado na operação. Todo o esforço é para transportar a baleia até o Centro de Tratamento de Resíduos, localizado em Seropédica, na região metropolitana do Rio.

A presença do animal morto na praia chamou a atenção de banhistas e moradores da região, que se mostraram consternados com a situação. A Comlurb informou que a morte da baleia Jubarte será investigada, a fim de determinar as causas do óbito e identificar os responsáveis pela rede de pesca que causou o incidente.

A questão do descarte correto de resíduos sólidos e do impacto da atividade humana no meio ambiente deve ser discutida, considerando casos como este, em que espécies marinhas são prejudicadas. As autoridades ambientais alertam para a importância da conscientização e da proteção da fauna marinha, visando preservar a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas costeiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo