Feriado da Independência provoca queda nos estoques de sangue e aumento na demanda por transfusões hospitalares.

Nesta quinta-feira (07/09), feriado da Independência do Brasil, o GSH Banco de Sangue de Santo André estará fechado, reabrindo na sexta-feira, em seu horário normal, das 7h às 12h, recebendo os doadores na av. Dom Pedro II, 877, jardim (próximo ao parque Celso Daniel).

Durante feriados prolongados, como o da Independência, é comum ocorrer uma queda nos estoques de sangue nos hemocentros. Isso ocorre devido ao fato das pessoas viajarem e se esquecerem de fazer suas doações. No entanto, nesses períodos há uma demanda maior por hemocomponentes nos hospitais, devido aos acidentes de trânsito que acontecem nas estradas.

Por essa razão, o GSH Banco de Sangue de Santo André alerta para a importância das pessoas se programarem para doar sangue antes de viajar. O procedimento é simples e rápido, durando em média 40 minutos. Genésio Mesquita, líder de captação do banco de sangue, ressalta que todos os tipos sanguíneos são necessários, mas os fatores O- e A- são os que estão em maior falta e precisam de uma captação maior.

O GSH Banco de Sangue de Santo André fornece bolsas de sangue para mais de 26 hospitais da região, atendendo aos pacientes internados que necessitam de transfusões para se recuperarem. A instituição atende aos doadores de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Av. Dom Pedro II, 877, Jardim, próximo ao Parque Celso Daniel, e possui estacionamento no local.

Além disso, é importante estar atento aos requisitos básicos para doação de sangue. É necessário apresentar um documento oficial com foto em bom estado de conservação, ter idade entre 16 e 69 anos (com a primeira doação sendo realizada até os 60 anos), não realizar a doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos), estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas na última noite, não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, entre outros requisitos.

Em caso de tatuagem ou piercing, é necessário aguardar 12 meses para doar, exceto para região genital e língua, que é necessário aguardar 12 meses após a retirada. Pacientes com diabetes devem estar com a doença controlada e não fazer uso de insulina. Já os indivíduos que passaram por endoscopia ou procedimento endoscópico devem aguardar 6 meses para doar sangue. É importante ressaltar que candidatos que tiveram doença de Chagas ou infecções sexualmente transmissíveis não podem doar sangue. Pessoas com sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após o cessar dos sintomas e o uso das medicações para doar sangue.

Por fim, candidatos que tomaram a vacina da gripe devem esperar 48 horas antes de doar sangue, desde que não apresentem nenhum sintoma. Já aqueles que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para verificar o período em que não podem doar sangue, pois varia de país a país. Em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias, é necessário consultar a equipe do GSH Banco de Sangue de Santo André.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (11) 4434-8200 ou (11) 96910-2488. O atendimento no GSH Banco de Sangue acontece de segunda a sábado, das 7h às 12h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo