Em entrevista para a Motorsport Brasil, o piloto brasileiro expressou esperança de que a atual FIA e a FOM (Formula One Management) sejam diferentes das entidades do passado, e que têm a chance de reparar os erros cometidos em benefício do esporte. Essa declaração veio como resposta a provocações entre Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes, e Helmut Marko, dirigente da Red Bull.
Durante um treino livre em Cingapura, Wolff afirmou estar acompanhando de perto o caso de Massa, pois a vitória do piloto brasileiro pode abrir precedentes para a Mercedes contestar o Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2021, que tirou o título de Lewis Hamilton e deu para Max Verstappen da Red Bull. Por sua vez, Marko cutucou Hamilton ao relembrar o título de 2008, afirmando que seria terrível para o britânico ter um título a menos.
Apesar das trocas de farpas nos boxes de Cingapura, Massa acredita que as declarações feitas neste final de semana são importantes para mostrar a seriedade e a importância do seu caso. O ‘Crashgate’ ocorreu em 2008, no Grande Prêmio de Cingapura, envolvendo a equipe Renault. O chefe da equipe na época, Flavio Briatore, coagiu o piloto brasileiro Nelsinho Piquet a bater o carro propositalmente, ocasionando um Safety Car que beneficiou Fernando Alonso.
Esse incidente teve impacto direto no título do campeonato mundial daquele ano. Com o acidente de Piquet, Massa entrou nos boxes e teve um incidente com a equipe, caindo da primeira para a 13ª posição. Caso a corrida de Cingapura em 2008 seja revogada, Massa seria o campeão, superando Hamilton.
Massa deixou claro que está buscando justiça e realização de um sonho de criança, não só por ele, mas também por toda uma nação de brasileiros. O piloto ressaltou que sua luta é pessoal e de sua família, por isso buscou os melhores profissionais para acompanharem o caso.
É importante lembrar que o ‘Crashgate’ foi um escândalo que envolveu grandes figuras da Fórmula 1 e teve um impacto significativo na disputa pelo campeonato mundial em 2008. Agora, resta aguardar para ver se o processo de reconhecimento do título de Felipe Massa terá um desfecho positivo.