O destaque da Feira das Yabás será a tradicional roda de samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do evento em 2008 com o objetivo de preservar a influência africana na cultura brasileira. Além disso, os visitantes poderão saborear pratos típicos dos quintais suburbanos, como feijoada, angu à baiana, frango com quiabo, tripa lombeira e macarrão com carne assada, que farão parte do cardápio do dia.
Marquinhos ressalta a importância de mostrar como era a vida suburbana que deu origem ao samba, destacando a presença das famílias mais tradicionais da região de Oswaldo Cruz. O sambista enfatiza a relevância de reocupar um território sagrado com a cultura dos removidos, lembrando a segregação histórica da cidade do Rio de Janeiro e a importância da convivência e respeito às diferenças.
Além das atrações musicais com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Galocantô, Pedro Miranda e Kiko Horta, o evento contará com uma roda de conversa sobre Meio Ambiente e Reciclagem Urbana, refletindo sobre a relação entre as pessoas e o território urbano. A Feira das Yabás é um espaço de diversidade, ancestralidade e democratização da cultura, promovendo a união e igualdade entre todos.
Com a parceria do CCBB RJ, a Feira das Yabás saúda os caboclos e a ancestralidade, com trocas culturais e gastronômicas que celebram a diversidade. A gerente de Programação do CCBB RJ destaca o sucesso de público das edições anteriores e a importância da realização do evento no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, oferecendo uma oportunidade única de degustar a culinária das tias e fortalecer os laços com a cultura afrocarioca.
