Expectativa de vida em Singapura atinge mais de 86 anos e país é designado “Zona Azul 2.0” por políticas inovadoras

A expectativa de vida em Singapura teve um aumento significativo nas últimas décadas. Antes, uma criança nascida em 1960 teria expectativa de vida de cerca de 65 anos, mas nos dias atuais, uma criança nascida no país pode esperar viver mais de 86 anos, de acordo com estimativas recentes. Além disso, o número de centenários em Singapura dobrou em um período de 10 anos, de 2010 a 2020.

Esse salto notável na longevidade da população se deve, em grande parte, a políticas e investimentos públicos deliberados, que transformaram Singapura em uma das “zonas azuis” do mundo. O termo “zonas azuis” foi cunhado pelo jornalista Dan Buettner, da National Geographic, para descrever regiões onde as pessoas vivem mais e de forma mais saudável, devido a fatores como cultura, estilo de vida, alimentação e comunidade.

Singapura foi recentemente adicionada às “zonas azuis”, se destacando por suas políticas inovadoras que contribuem para a longevidade da população. Ao contrário de outras regiões “azuis”, como Icaria, na Grécia, ou Nicoya, na Costa Rica, em Singapura a longevidade é sustentada por medidas inovadoras em vez de tradições culturais estabelecidas.

Um dos aspectos importantes que contribuem para a longevidade e qualidade de vida dos moradores de Singapura é o sistema de saúde do país. Singapura é reconhecida mundialmente pela qualidade do atendimento e pela capacidade de contenção de custos na área da saúde. O Índice de Prosperidade Legatum classificou o país como o melhor do mundo em saúde dos cidadãos e acesso à assistência médica.

Além do sistema de saúde, outras políticas governamentais, como uma rede sólida de transporte público e a priorização da limpeza do país, contribuem para a qualidade de vida dos residentes. A integração de parques, jardins e reservas naturais na paisagem urbana de Singapura também é destacada como um aspecto positivo que influencia na longevidade e bem-estar da população.

Apesar dos desafios, como o alto custo de vida e leis rigorosas, muitos moradores de Singapura acreditam que as políticas do governo têm impacto positivo na qualidade de vida, na estabilidade econômica e na harmonia social do país. Com sua diversidade cultural e gastronômica, Singapura oferece uma experiência rica e vibrante para seus habitantes e visitantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo