Expectativa de aumento nas vendas para o Dia dos Pais nos bares e restaurantes atinge 79% dos estabelecimentos, segundo pesquisa da Abrasel.

No próximo dia 8 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais, data que movimenta o setor de bares e restaurantes em todo o país. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com 2.005 empresários do ramo, cerca de 79% dos estabelecimentos esperam faturar mais este ano em comparação com a mesma data no ano anterior.

Segundo os dados levantados, 65% dos empresários acreditam que o aumento nas vendas poderá chegar a até 20%. Além disso, 78% dos empreendimentos pretendem abrir no Dia dos Pais, e aproximadamente 57% dos empresários preveem um aumento de até 20% nas vendas em comparação com um domingo comum.

Apesar das expectativas positivas em relação ao aumento no faturamento no Dia dos Pais, o responsável por conteúdo da Abrasel, José Eduardo Camargo, ressaltou que 60% das empresas do setor operaram sem lucro no mês de junho, com 40% delas apresentando dívidas em atraso. Camargo destacou a preocupação com a situação crônica de algumas empresas, que têm enfrentado dificuldades financeiras devido a dívidas acumuladas.

Para lidar com essas dificuldades, a Abrasel está incentivando as empresas a aderirem ao novo Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos (Perse), que oferece benefícios fiscais aos negócios do setor. O programa, que está em vigor até o final desta sexta-feira, busca auxiliar as empresas na retomada de suas atividades e na superação das dificuldades enfrentadas, principalmente durante a pandemia de covid-19.

O setor de bares e restaurantes, que engloba uma grande variedade de negócios, é essencial em todos os municípios do país, conforme ressaltou José Eduardo Camargo. Com uma capilaridade significativa, o setor enfrenta desafios financeiros que podem ser amenizados com políticas de apoio e incentivo, como o Perse, visando a recuperação e sustentabilidade das empresas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo