Em um vídeo postado em uma rede social, o ex-presidente afirmou: “Justo agora que conquistei minha liberdade, tenho que enfrentar uma nova batalha. Os resultados confirmam um novo tumor diagnosticado como maligno, motivo pelo qual vou iniciar um tratamento ao lado da minha família.” Fujimori mostrou determinação ao dizer: “Nada poderá evitar meu reencontro com todos vocês. Com o seu apoio, a ajuda de Deus e o amor da minha família, vou derrotar o câncer.”
Fujimori foi hospitalizado no final de abril em uma clínica em Lima, onde a biópsia foi realizada. Sua filha, Keiko Fujimori, líder do partido Força Popular, informou que o procedimento foi bem-sucedido. O ex-ditador também revelou, no vídeo, que já passou por seis cirurgias no mesmo local ao longo dos anos.
A libertação de Fujimori em dezembro de 2023 causou grande controvérsia, já que ele cumpria uma pena de 25 anos por crimes contra a humanidade cometidos durante seu governo nos anos 90. A corte peruana justificou a liberação com base em razões humanitárias, decisão que foi criticada por organizações internacionais e por familiares das vítimas do regime de Fujimori.
Esta não é a primeira vez que Fujimori enfrenta problemas de saúde, em 2018 ele revelou um tumor no pulmão e também sofre de problemas cardíacos e hipertensão. O ex-presidente peruano demonstra coragem e determinação ao afirmar que não se rende à doença e que continuará lutando contra o câncer com o apoio de sua família e da ajuda divina.