A indicação dos cursos deve ser feita até o dia 22 pelo site do Provão Paulista Seriado. Este novo modelo substitui o antigo sistema adotado pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), permitindo um acesso direto de alunos da rede pública ao Ensino Superior das instituições paulistas.
Em destaque, as Fatecs oferecem cerca de dois terços do total de vagas, totalizando 90 formações diferentes em diversas áreas do conhecimento, disponíveis em todas as regiões do Estado. Com um foco no mercado de trabalho, os cursos são estrategicamente direcionados para atender à vocação econômica de cada localidade, abrangendo setores como gestão de negócios, tecnologia da informação, infraestrutura, meio ambiente e indústria 4.0, entre outros.
A vantagem da graduação tecnológica nas Fatecs é a alta empregabilidade, com mais de 91% dos estudantes empregados em até um ano após a conclusão do curso. Além disso, os estudantes também têm a chance de participar do Vestibular das Fatecs ou das universidades, aumentando suas chances de conseguir uma vaga no Ensino Superior.
Para registrar as opções de cursos, os estudantes devem informar o número de Registro do Aluno (RA), e no caso dos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), o número do RA é diferente do Registro de Matrícula (RM) no Centro Paula Souza (CPS) e pode ser consultado na página inicial após login no sistema acadêmico (NSA/Siga). Após informar o RA, o aluno deverá inserir suas informações pessoais, definir uma senha de acesso ao sistema e preencher um questionário socioeconômico.
A escolha das vagas permite que os estudantes optem por formações de diferentes instituições e localidades, em três grupos disponíveis. No grupo 1 estão Unesp, Unicamp ou USP; no grupo 2, as Fatecs; e no grupo 3, a Univesp. A possibilidade de indicar até três opções de cursos nos grupos 1 e 3 e até cinco cursos nas Fatecs amplia as chances de ingresso no Ensino Superior.
O Provão Paulista Seriado representa uma grande oportunidade para os estudantes da rede pública, facilitando o ingresso em um curso superior gratuito e ampliando suas chances de conquistar uma vaga no Ensino Superior. A prorrogação do prazo até o dia 22 oferece mais tempo para que os estudantes façam suas escolhas e possam trilhar seu caminho acadêmico e profissional.






