Testemunhas relataram que Eduardo havia interrompido os treinos devido a um mal-estar que sentiu. Por volta das 19 horas da quarta-feira, ele deixou o local e foi visto entrando em seu carro no estacionamento da academia, localizada na região central da cidade. A situação foi percebida por algumas pessoas que acionaram a Polícia Militar ao notarem o estudante com a cabeça caída sobre o volante.
O resgate do Corpo de Bombeiros chegou ao local pouco depois da meia-noite, onde infelizmente constataram que Eduardo já havia falecido. A declaração de óbito apontou como principais causas da morte o tromboembolismo pulmonar e a cardiopatia dilatada, problemas de saúde que podem ocorrer de forma repentina em pessoas saudáveis, caracterizando assim a morte súbita.
O corpo de Eduardo passou por necropsia e posteriormente foi liberado para o sepultamento. O jovem morava em São Ludgero, na mesma região, e estava se mudando para Criciúma. A academia onde ele treinava emitiu uma nota de pesar e solidariedade à família e amigos do estudante, que também participou de um congresso de nutrição funcional em Florianópolis nos dias anteriores.
Nas redes sociais, amigos e parentes lamentaram a trágica morte de Eduardo, um jovem cheio de vida que teve seu futuro interrompido de forma precoce. A comunidade local se une em solidariedade neste momento de luto, relembrando a importância de valorizar cada momento e cuidar da saúde, pois a vida é frágil e preciosa.