A narrativa do maculelê fez parte de uma das aulas do programa Diadema de Dandara e Piatã, iniciativa da Prefeitura de Diadema que visa cumprir a legislação que determina o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. Por meio desse programa, Ana e seus colegas de turma puderam aprender sobre a dança e a história por trás dela.
O Dandara e Piatã tem sido uma experiência enriquecedora para mais de 11 mil crianças do ensino fundamental da rede pública de Diadema, oferecendo uma hora de aula por semana sobre a cultura afro-brasileira e indígena. Após conhecer a história do maculelê, Ana se encantou ainda mais com a dança, e passou a praticá-la com sua colega de sala, Letícia da Silva Moraes, de 11 anos, que também se mostrou apaixonada pelo programa.
Moraes ressaltou a importância de valorizar as culturas negra e indígena na escola, destacando que o conhecimento dessas culturas é fundamental para combater o racismo e promover o entendimento de que todas as pessoas são iguais. O programa Dandara e Piatã utiliza práticas como os jogos Mancala Awelé e o Jogo da Onça para enriquecer o ensino.
A professora Katia Maciel, que leciona no Dandara e Piatã, enfatiza que o programa tem o objetivo de apresentar a formação do Brasil de uma maneira menos eurocêntrica, valorizando as culturas africana e indígena. Os professores são selecionados por meio de um rigoroso processo seletivo e recebem formação constante para oferecer um ensino de qualidade.
O diferencial do programa Dandara e Piatã se destaca em relação a outros municípios brasileiros, já que preenche de forma ampla as leis federais relacionadas à formação da verdadeira história brasileira. Além disso, Diadema conta com o Núcleo dos Estudos e Relações Étnico Raciais, que trabalha em conjunto com a Coordenadoria da Igualdade Racial e líderes do movimento negro para promover discussões e formações sobre o tema. No total, o programa atende mais de 11 mil crianças do ensino fundamental e outros 17.800 estudantes da educação infantil, creche e EJA (Educação de Jovens e Adultos).