Para que a CPI seja instalada, é necessário que a proposta seja apreciada em Plenário. O presidente da Câmara, vereador Milton Leite, recebeu um abaixo-assinado da sociedade civil que reforçou a solicitação. Milton Leite expressou apoio à criação da Comissão, destacando a importância do tema e sugeriu que mulheres ocupassem a presidência da CPI, bem como a relatoria dos trabalhos. Além disso, propôs a participação de uma Procuradora para acompanhar os trabalhos, visando propor medidas para prevenir futuros casos de violência contra a mulher.
O posicionamento do presidente da Câmara foi apoiado pelo vereador João Jorge, líder do PSDB na Casa, e pela vereadora Silvia da Bancada Feminista, líder do PSOL. Silvia destacou que 67% das paulistanas já sofreram algum tipo de assédio na cidade. Ela ressaltou a importância da CPI não apenas para investigar os casos de violência, mas também para contribuir com a prevenção e propor políticas públicas que combatam a violência contra as mulheres.
Após a reunião do Colégio de Líderes, os vereadores se reuniram em uma Sessão Plenária. Durante a sessão, a vereadora Silvia da Bancada Feminista utilizou a tribuna para reforçar a necessidade da criação da CPI. Ela ressaltou que o assédio sexual é um problema grave na cidade, principalmente nos transportes públicos, nas ruas e nos ambientes de lazer noturno. Além de buscar a punição dos agressores, a CPI terá um caráter educativo e contribuirá para a prevenção e a proposição de políticas públicas voltadas ao combate à violência contra as mulheres.
Além da violência contra as mulheres, outros assuntos também foram discutidos durante a Sessão Plenária. O vereador Senival Moura destacou a autorização da Prefeitura para a desapropriação de uma área na região de Lajeado, zona leste da cidade, visando a construção de um reservatório de combate às enchentes. Já a vereadora Edir Sales chamou a atenção para os atos de vandalismo na quadra de basquete da Avenida Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Mello, na Vila Prudente. Ambos os assuntos foram abordados durante a sessão.
A saúde também foi tema de discussão durante a sessão. O vereador Eli Corrêa falou sobre a demência e o aumento do número de casos no Brasil. Ele ressaltou a importância da reabilitação cognitiva como forma de retardar o avanço da doença e evitar complicações. O vereador trouxe informações da Organização Mundial de Saúde e destacou medidas de prevenção da demência desde a infância.
A próxima Sessão Plenária está marcada para esta quarta-feira (23/8), às 15h, e poderá ser acompanha através do Portal da Câmara, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital.