Estoque de sangue tipo O na Fundação Pró-Sangue está em nível crítico, Governo de São Paulo faz apelo à população para doar.

O estoque de sangue do tipo O, considerado universal, está em nível crítico nos bancos de sangue da Fundação Pró-Sangue. A situação preocupa a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, que está convocando a população a comparecer aos postos de coleta para fazer doações.

A demanda por transfusões de sangue tende a aumentar durante feriados prolongados, devido ao maior número de pessoas circulando pelas estradas e, consequentemente, ao aumento do número de acidentes. Por isso, é fundamental que o estoque de sangue esteja em um bom nível para atender a essa demanda.

Segundo a diretora de Relações Externas e Intercâmbios da Fundação Pró-Sangue, Carla Luana, nos feriados os estoques de sangue chegam a cair de 30% a 40%. Por isso, é crucial que as pessoas compareçam aos hemocentros antes dos feriados para fazer suas doações. Uma única doação pode beneficiar até três pacientes, já que a bolsa de hemácias tem validade de 42 dias e o plasma pode ser utilizado por pelo menos um ano.

Os estoques críticos afetam principalmente os tipos sanguíneos O+, O- e B-. Esses tipos necessitam de uma reposição constante, devido à alta demanda. A Fundação Pró-Sangue coleta e processa mensalmente cerca de 10 mil bolsas de sangue, que são destinadas a mais de 80 instituições públicas de saúde no estado de São Paulo.

Para ser um doador de sangue, é necessário atender a alguns requisitos básicos, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos), pesar pelo menos 50kg, estar descansado e alimentado (sem comer alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar um documento original com foto recente.

Além disso, existem alguns impedimentos temporários para a doação de sangue, como resfriado (aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, entre outros. Há também impedimentos definitivos, como evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmitidas pelo sangue, uso de drogas ilícitas injetáveis, entre outros.

A lista completa dos requisitos para doação de sangue pode ser encontrada no site da Fundação Pró-Sangue. Além disso, os horários de atendimento dos postos de coleta e outras informações estão disponíveis online.

Diante da situação crítica dos estoques de sangue, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância da doação e que se disponha a ajudar. Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas e pode fazer a diferença para muitas pessoas que dependem dessas transfusões. Portanto, se você preenche os requisitos básicos para a doação, não deixe de comparecer ao posto de coleta mais próximo e fazer sua contribuição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo