Um dos principais indicadores que demonstram essa melhora é a Letalidade Violenta, que engloba diversos tipos de crimes violentos. Houve uma redução de 15% no acumulado e de 16% no último mês, em comparação com os mesmos períodos de 2023. Esses números representam o menor número de vítimas desde que o Instituto de Segurança Pública (ISP) começou a série histórica em 1991. No período de janeiro a setembro de 2024, foram contabilizadas 2.804 mortes, uma redução de 489 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, outros indicadores também apresentaram melhorias significativas. As mortes por intervenção de agentes do Estado tiveram uma queda de 24% em 274 dias, alcançando o menor percentual desde 2015. Os homicídios dolosos registraram uma redução de 14% no acumulado e de 22% em setembro, os números mais baixos em 34 anos.
Essa tendência positiva está alinhada com as ações da Polícia Militar, que têm sido pautadas por um planejamento prévio e direcionadas pelos levantamentos das áreas com maior incidência criminal. As principais metas do atual comando da corporação incluem o combate aos grupos criminosos organizados, responsáveis por disputas territoriais na região metropolitana e interior do Estado, além do combate aos roubos e crimes de rua, visando aumentar a sensação de segurança da população.
Esses resultados demonstram uma evolução significativa no combate à criminalidade no Estado do Rio de Janeiro, mostrando que as ações policiais estratégicas estão surtindo efeito na redução dos índices de violência e no aumento da segurança para a população em geral.