Especialistas em educação presentes na audiência ressaltaram a importância de incluir o ensino profissionalizante no novo modelo de ensino médio, destacando a necessidade de evitar as falhas do modelo anterior, instituído em 2017 e suspenso em 2022 para reavaliação. O projeto de lei em análise foi aprovado pela Câmara e agora está em análise no Senado.
Durante o debate, diversas questões foram levantadas, como a ausência de apoio do Ministério da Educação aos estados, a exclusão incentivada pelo modelo atual do ensino médio e a importância de alinhar o projeto às necessidades dos jovens brasileiros.
A presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz, entregou sugestões de melhorias para o novo ensino médio à senadora Professora Dorinha, ressaltando a importância de combater as diferenças sociais e garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes.
Os participantes da audiência concordaram que o ensino técnico e profissional é fundamental para a inclusão social e o desenvolvimento do país. A coordenadora da Câmara de Ensino do Conif, Luzia Matos, destacou a necessidade de aprimorar o projeto e tornar o ensino médio uma agenda prioritária.
O diretor-superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi, elogiou a flexibilidade e a formação técnica e profissional previstas no novo ensino médio, ressaltando a importância de dedicar mais horas ao ensino profissionalizante. Já o presidente do Foncede defendeu a manutenção das certificações técnicas intermediárias no texto do projeto.
A audiência foi interativa, com a participação de internautas que enviaram críticas e sugestões sobre o novo ensino médio por meio do Portal e-Cidadania. A expectativa é que o PL 5.230 seja votado em maio no Senado, após passar pela Comissão de Educação.
Em resumo, a audiência pública reforçou a importância de garantir uma educação de qualidade, com foco no ensino profissionalizante e na formação integral dos estudantes, visando à inclusão social e ao desenvolvimento do país. O debate continuou aberto para receber contribuições e melhorias para o novo modelo de ensino médio.