Equipe do Observatório Regional de Políticas Educacionais do ABC se reúne para discutir monitoramento dos Planos de Educação no Consórcio ABC.

A equipe do Observatório Regional de Políticas Educacionais do ABC se reuniu no Consórcio Intermunicipal ABC para discutir o monitoramento dos Planos de Educação. Essa iniciativa, coordenada pela Universidade Federal do ABC (Ufabc) e pelo Consórcio ABC, com financiamento do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PPPP/Fapesp), representa um marco no país ao buscar desenvolver uma metodologia de monitoramento dos Planos Municipais de Educação e do Plano Regional de Educação do Grande ABCDMRR.

O encontro, realizado na segunda-feira (15/7), teve início com um debate sobre os dez anos do Fórum Nacional de Educação (FNE) e o papel dos Fóruns de Educação. Participaram do debate os destacados professores Reginaldo Tadeu Soeiro de Faria, do Fórum Estadual de Educação; Sérgio Stoco, do Fórum Nacional de Educação; e Karen Aparecida Silveira, do Fórum Regional de Educação, com a mediação de Salomão Barros Ximenes, da Ufabc.

Durante a discussão, foram abordados diversos temas importantes, como os desafios das próximas conferências, a efetividade das políticas educacionais e a necessidade de maior participação popular no monitoramento dos planos. Além disso, o secretário municipal de Educação de Mauá, Maurício Leme da Silva, e a coordenadora do Grupo de Trabalho Educação (GT) do Consórcio ABC e secretária da pasta em Diadema, Ana Lúcia Sanches, também estiveram presentes no encontro.

Ana Lúcia ressaltou a importância da atuação da UFABC, do Fórum Regional de Educação e dos coletivos locais na construção dos planos educacionais na região. Ela destacou que o Observatório Regional poderá ser fundamental para apoiar os municípios na direção das ações, por meio da produção de relatórios e estudos.

Portanto, a reunião realizada no Consórcio Intermunicipal ABC representou um passo significativo na busca por aprimorar o monitoramento dos Planos de Educação e na promoção de políticas educacionais mais eficientes e participativas na região.

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