Na terça-feira (12), representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e da Defensoria Pública da União (DPU) se reuniram com a equipe da AGU para apresentar detalhes dos acordos já firmados com a Braskem desde 2019.
Segundo a AGU, o foco inicial é compreender as medidas adotadas pelo Poder Público e colaborar com as instituições locais para ampliar a reparação socioambiental e econômica dos afetados. O adjunto do advogado-geral da União, Junior Fideles, explicou: “Queremos entender os acordos já firmados e, a partir dessa realidade, colaborar para que se tenha uma reparação efetiva e integral dos danos.”
Além das reuniões com os representantes de órgãos públicos, a equipe da AGU realizou um sobrevoo de helicóptero para reconhecer a área afetada. Para os próximos dias, estão agendadas reuniões com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, e representantes da Defensoria Pública de Alagoas, assim como um encontro com o governador de Alagoas, Paulo Dantas.
A visita da equipe da AGU foi o resultado de uma reunião entre o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o governador Paulo Dantas na semana anterior.
A presença da AGU em Maceió é parte dos esforços do governo federal em colaborar com as ações de reparação dos danos causados pelo afundamento do solo na região, reforçando o compromisso com a sociedade e o meio ambiente. A atuação conjunta com os órgãos locais visa garantir a efetividade e a integralidade das medidas de reparação, em um esforço para mitigar os impactos da tragédia causada pela exploração de sal-gema pela empresa Braskem.
